Normas para uso dos microcomputadores e Salas de Informática




Estas normas aplicam-se a todos os usuários dos sistemas de informática disponibilizados no UNIPAM: ALUNOS, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS, ESTAGIÁRIOS e eventuais Visitantes/Convidados registrados no controle de acesso da Informática.

As Salas de Informática destinam-se precipuamente ao desenvolvimento de atividades acadêmicas. Nos horários em que não houver aulas, os computadores poderão ser utilizados pela comunidade acadêmica para pesquisa, estudo e digitação de trabalhos escolares.

Acesso à rede e aos micros do UNIPAM:

  • Usuários registrados têm um login (código de usuário) e uma senha que garantem seu acesso aos equipamentos e à rede do UNIPAM.
  • Será disponibilizada a unidade de disco Y, que é de acesso exclusivo para os usuários das salas de informática. Nesta unidade poderão ser gravados arquivos pessoais, tendo como limite o total de 45 MB ou 1500 arquivos, os quais poderão ser acessados a partir de qualquer computador das salas de informática. É de responsabilidade do usuário manter cópias de segurança dos dados contidos na sua unidade Y. No caso de trancamento, cancelamento ou não efetivação de matrícula, independentemente do motivo, eventuais dados armazenados na unidade Y serão eliminados juntamente com a exclusão do direito de acesso propiciado pelo login e senha.
  • Durante as aulas, não é permitida a entrada de alunos que não sejam participantes da atividade acadêmica desenvolvida naquela sala.
  • Todos os interessados em usar as Salas de Informática nos horários de disponibilidade das mesmas, somente terão garantido o direito de acesso às suas instalações mediante apresentação da carteirinha da Biblioteca Central.
  • A permanência nas Salas de Informática e o uso de seus equipamentos são exclusivos da comunidade acadêmica do UNIPAM, incluindo os ALUNOS regularmente matriculados nos cursos de graduação, pós-graduação, da Escola Agrotécnica “Afonso Queiroz”, bem como PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS e ESTAGIÁRIOS do UNIPAM.
  • Eventualmente as salas poderão ser cedidas para cursos em parceria com outras instituições.



Sobre o uso das salas e dos equipamentos


  • As Salas de Informática são locais destinados a atividades de estudo e concentração, sendo expressamente vedada sua utilização em atividades de lazer. Para ingresso e permanência no local, são exigidos silêncio e conduta adequada a um local de estudo, sendo proibido o acesso de usuários portando alimentos líquidos, sólidos, farelados, cremes e outras emulsões, bem como seus continentes tais como garrafas, copos, pratos, sachês, etc.
  • A senha de acesso aos computadores é pessoal e intransferível. O usuário não deverá ceder seu acesso a terceiros sob pena de bloqueio de seu login por 5 dias úteis e, havendo reincidência, por 20 dias úteis.
  • Usuários clandestinos que obtiverem login e senha, com ou sem consentimento do titular, serão punidos com bloqueio de seu login por 5 dias úteis e, em caso de reincidência, por 20 dias úteis, caso sejam membros da comunidade acadêmica do UNIPAM. Para eventuais casos de infratores não membros da comunidade acadêmica, esta violação será tratada de acordo com a legislação brasileira vigente e cabível.
  • Em cada Sala de Informática há um funcionário ou estagiário, cujas funções incluem: auxiliar aos alunos em caso de dificuldade de acesso ao computador ou à rede; manter a ordem no local; zelar pela integridade física dos equipamentos; e contribuir para o perfeito funcionamento e manutenção da sala. O desrespeito a eles é caracterizado como indisciplina, conforme previsto no Regimento (Título VI, Cap. III, artigos 126 a 130). De funcionários e estagiários não pode ser exigida fluência em softwares específicos.
  • O uso NÃO ACADÊMICO ou não relacionado diretamente com as funções desenvolvidas pelos FUNCIONÁRIOS da Instituição, tal como: acesso a material erótico/pornográfico, chats, softwares de mensagens, redes sociais, blogs, flogs, jogos, rádios etc, será coibido, por meio de bloqueio a sites e advertência verbal. No caso de insistência por parte do usuário, seu login será bloqueado por 5 dias úteis e, na reincidência, por 20 dias úteis. A Informática sistematicamente realiza amostragens aleatórias nos acessos tentados pelos usuários, e como consequência poderá efetuar bloqueios, imediatos ou não, de acessos considerados inadequados conforme acima classificados. Em tais casos, a liberação só ocorrerá, mesmo após decorrido o prazo de bloqueio, quando o usuário procurar a Informática para verificação da causa do bloqueio. A eventual possibilidade de acesso a sites de natureza não acadêmica ou não funcional, conforme acima exemplificados, não implica em permissão de acesso. Em caso de dúvida, o usuário deverá esclarecê-la junto à Informática ou junto ao responsável pelo seu setor, antes de presumir que o acesso é permitido, pelo simples fato de ainda não estar bloqueado.
  • A mudança de local, conexão ou desconexão de cabos, e alteração da configuração física ou lógica dos equipamentos devem ser feitas exclusivamente pelos funcionários da Informática. Isso inclui a instalação e ou a atualização de todo e qualquer tipo de hardware ou software adicional aos sistemas disponibilizados. O desrespeito a essa determinação será punido como dano intencional.
  • Em caso de dano intencional a qualquer equipamento (alteração maliciosa na configuração dos computadores que venha a prejudicar seu funcionamento, ainda que temporariamente), ou atitude de qualquer natureza que vise prejudicar ou burlar os procedimentos de segurança utilizados, estarão os infratores sujeitos às punições previstas no Regimento do UNIPAM (Título VI, Cap. III, artigos 190 a 194).
  • Os horários de aulas e de funcionamento das Salas de Informática estão afixados em quadros próximos às respectivas portas das Salas.
  • O UNIPAM e a Informática não se responsabilizam por quaisquer objetos deixados nas dependências das salas, tais como memórias tipo pen drive, disquetes e outras mídias, material escolar, peças de vestuário, óculos, chaveiros, capacetes, etc.


Sobre a cessão de Salas de Informática e Equipamentos

  • A reserva das salas e equipamentos para aulas ou outras atividades acadêmicas, deverá ser feita pelos PROFESSORES via memorando ou e-mail, junto à Informática. A fim de evitar transtornos, é solicitado que a reserva seja feita com no mínimo 48 horas de antecedência. Tais requisições deverão conter Curso, Disciplina, Turma, Período, Nro de Alunos da Turma, data e horário desejado, além da indicação do professor responsável.
  • Para esclarecimento de dúvidas ou apresentação de sugestões, envie e-mail para informatica@unipam.edu.br


Acesse o Catálogo TIC completo