Normas De Uso De Salas De Aula




O objetivo é descrever os tipos de Salas de Aula disponíveis, suas principais características e requisitos para utilização por professores e convidados.

Descrição


  • O UNIPAM disponibiliza os tipos de Salas de Aula descritos adiante, nas quais os professores e facilitadores podem contar com um pacote básico de softwares composto por: Sistema Operacional Windows 7; suítes de aplicativos de escritório com processador de texto, planilhas de cálculo, e apresentação gráfica (BrOffice e MS Office 2010); compactador/descompactador de arquivos; leitor de arquivos portáveis (“pdf”); navegadores (Mozila Firefox, Internet Explorer e Google Chrome); utilitários multimídia (Windows Media Player, Nero Startsmart, K-Lite Codec, Adobe Shockwave, Java) e Antivírus/Firewall.
    • Em todos os tipos de Salas, a unidade “D” no disco rígido do computador do professor/facilitador é disponibilizada para uso exclusivo de professores, os quais devem criar pastas em seu nome para armazenamento de seus materiais particulares. Fica a critério do professor o apagamento de sua pasta ao final de cada semestre letivo, e a Informática deverá proceder à limpeza da unidade “D” com periodicidade máxima anual.
    • Aos alunos é vedado o acesso aos computadores das diversas Salas de Aula, e os professores/facilitadores se responsabilizam pelo cumprimento desta restrição durante seu período de uso da sala.
  • Salas multimídia
    • Salas de aula equipadas com quadro branco, carteiras universitárias, e instrumentos tecnológicos para apoio e dinamização de aulas: computador conectado à Internet, com saída de áudio para equipamento amplificador portátil e projetor multimídia.
    • A operação da Sala é feita pelo professor/instrutor de forma desassistida, e requer treinamento e habilidade no manuseio dos instrumentos tecnológicos. As Salas Multimídia permanecem abertas mesmo fora do horário das aulas, mas com todos os seus equipamentos desligados. Não disponibilizam conexões de vídeo ou áudio para equipamentos portáteis de terceiros tais como notebooks, tablets, smartphones e outros. Não admitem instalação de softwares específicos além do pacote básico mencionado.
  • Salas Invertidas
    • Salas de aula equipadas com quadro branco, mesas redondas e cadeiras com rodízios, ar condicionado, computador conectado à Internet, projetor multimídia, sistema de som com microfone, conexões de vídeo e áudio para computadores portáteis na mesa do professor, e televisores transportáveis sobre estrutura com rodízios. Utilizável em qualquer disciplina de todos os cursos, para prover aulas menos expositivas, mais produtivas e participativas.
    • A operação da Sala é feita pelo professor/instrutor de forma desassistida, e requer treinamento e habilidade no manuseio dos instrumentos tecnológicos. Fora dos horários de uso agendados, as Salas Invertidas permanecem trancadas à chave e com todos os seus equipamentos desligados. Não admitem instalação de softwares específicos além do pacote básico mencionado. Não admitem ingresso de pessoas portando bebidas e alimentos, mesmo que em embalagens fechadas.
  • Mini auditórios
    • Salas de aula equipadas com quadro branco, carteiras universitárias, ar condicionado, computador conectado à Internet, projetor multimídia, sistema de som com microfone e conexões de vídeo e áudio para computadores portáteis na mesa do professor. Extensão das Salas Multimídia, equipada com mais recursos tecnológicos e mais carteiras universitárias.
    • A operação da Sala é assistida por funcionários e/ou estagiários do Setor de Audiovisual, requerendo do professor apenas habilidades no manuseio dos instrumentos tecnológicos. Fora dos horários de uso agendados, os Mini Auditórios permanecem trancados à chave e com todos os seus equipamentos desligados. Não admitem instalação de softwares específicos além do pacote básico mencionado.
  • Salas de Informática
    • Salas de aula equipadas com quadro branco, ar condicionado, carteiras com computador conectado à Internet, projetor multimídia, sistema de som com microfone e conexões para computadores portáteis na mesa do professor. Utilizável em qualquer disciplina de todos os cursos, para prover o desenvolvimento de habilidades em informática e pesquisas na Internet.
    • A operação da Sala é assistida por funcionários e/ou estagiários da Informática, requerendo do professor habilidades apenas no manuseio do computador. Fora dos horários de uso agendados, as Salas de Informática permanecem trancadas à chave e com todos os seus equipamentos desligados.
    • A Informática procura manter aberta no mínimo uma Sala de Informática por turno, para uso pela comunidade acadêmica do UNIPAM em pesquisas e trabalhos acadêmicos. Não admitem ingresso de pessoas portando bebidas e alimentos, mesmo que em embalagens fechadas. Admitem instalação de softwares específicos para os diversos cursos, desde que sejam softwares livres ou já licenciados no UNIPAM, que possuam licenças disponíveis, e cuja instalação seja solicitada formalmente à Informática com antecedência mínima de 72 horas.




Agendamento


  • As salas de aula disponibilizadas requerem agendamento para sua alocação e utilização.
    • O pedido de agendamento deve ser emitido com antecedência mínima de 48 horas, por escrito, por meio de memorando ou preferencialmente por e-mail corporativo, ao órgão responsável pela alocação da sala, conforme contido nos específicos itens subsequentes.
    • O pedido de agendamento deve conter necessariamente: Data, Horário, Curso, Disciplina, Turma, Número de Alunos e Nome do Professor. No caso de eventos diferentes das aulas regulares, sejam internos ou externos, substituir Curso, Disciplina e Turma pela descrição abreviada do evento.
  • Salas multimídia
    • As aulas regulares em Salas Multimídia são agendadas automaticamente pela Diretoria de Graduação, por meio de documento de ensalamento emitido no início de cada semestre letivo. O pedido de alocação de Salas Multimídia, para eventos fora dos horários de aula regulares, deve ser feito à Diretoria Executiva, por meio de carta/memorando entregue na Secretaria da Reitoria.
    • O professor da instituição e o facilitador externo deverão ser identificados e treinados na operação de Salas Multimídia para ter acesso aos recursos tecnológicos das salas. Eventos externos que demandem acesso à Internet devem informar no pedido o nome, CPF e endereço de e-mail do instrutor e será exigido um prazo mínimo de 72 horas para geração de usuário e senha. Recomenda-se ainda neste caso, a informação sobre os sites específicos pretendidos, para fins de realização de testes de acesso.
  • Salas Invertidas
    • O pedido de alocação de Sala Invertida deve ser feito à Informática, por meio de memorando ou preferencialmente por e-mail corporativo (informatica@unipam.edu.br). O professor da instituição e o facilitador externo deverão ser identificados e treinados na operação de Salas Invertidas para ter acesso aos recursos tecnológicos das salas.
    • Eventos externos que demandem acesso à Internet devem informar no pedido o nome, CPF e endereço de e-mail do instrutor e será exigido um prazo mínimo de 72 horas para geração de usuário e senha. Recomenda-se ainda neste caso, a informação sobre os sites específicos pretendidos, para fins de realização de testes de acesso.
    • Professores detentores de reservas semestrais, em caso de eventual desistência do uso deste tipo de sala, deverá avisar sua desistência à Informática com no mínimo 48 horas de antecedência, para que o recurso possa ser disponibilizado para outros professores no horário previamente reservado.
  • Mini auditórios
    • O pedido de alocação de Mini Auditórios, para eventos fora dos horários de aula regulares, deve ser feito à Diretoria Executiva, por meio de carta/memorando entregue na Secretaria da Reitoria. O professor da instituição e o facilitador externo deverão ser identificados e demonstrar habilidade na operação dos recursos tecnológicos destas salas.
    • Eventos externos que demandem acesso à Internet devem informar no pedido o nome, CPF e endereço de e-mail do instrutor e será exigido um prazo mínimo de 72 horas para geração de usuário e senha. Recomenda-se ainda neste caso, a informação sobre os sites específicos pretendidos, para fins de realização de testes de acesso.
  • Salas de Informática
    • O pedido de alocação de Salas de Informática, para eventos externos fora dos horários de aula regulares, deve ser feito à Diretoria Executiva, por meio de carta/memorando entregue na Secretaria da Reitoria. O pedido de alocação de Sala de Informática por todo o semestre é providenciado pelo Coordenador do Curso envolvido, quando da programação do semestre letivo e montagem dos horários. O pedido de alocação esporádica de Sala de Informática deve ser feito à Informática, por meio de memorando ou preferencialmente por e-mail corporativo (informatica@unipam.edu.br), com prazo mínimo de 48 horas.
    • Os pedidos de alocação de Salas de Informática devem informar a necessidade de softwares específicos que não constem do pacote básico comum a todas as salas. O professor da instituição e o facilitador externo deverão ser identificados e demonstrar habilidade na operação dos recursos tecnológicos destas salas.
    • Eventos externos que demandem acesso à Internet devem informar no pedido o nome, CPF e endereço de e-mail do instrutor e dos participantes, sendo exigido um prazo mínimo de 72 horas para geração de usuário e senha individuais para todos os usuários externos. Recomenda-se ainda neste caso, a informação sobre os sites específicos pretendidos, para fins de realização de testes de acesso.
    • Professores detentores de reservas semestrais, em caso de eventual desistência do uso deste tipo de sala, deverá avisar essa desistência à Informática com no mínimo 48 horas de antecedência, para que o recurso possa ser disponibilizado para outros professores no horário previamente reservado.




Utilização


  • As Salas de Aula disponibilizadas requerem rotinas de operação específicas para cada tipo de sala.
  • Salas multimídia
    • O professor se dirige ao Setor de Audiovisual que gerencia a sala desejada e retirar a chave do gabinete que abriga o computador. Caso desejado, o professor requisita um aparelho de som portátil
    • Na sala destino o professor abre o gabinete, procede à vistoria inicial, aciona a chave geral e em seguida liga o computador. O projetor será ligado automaticamente pelo acionamento da chave geral. O equipamento de som portátil deve ser conectado à rede elétrica do gabinete e ao conector de saída de áudio do computador, quando for utilizado.
    • O professor conecta sua mídia removível (pen drive, disco externo, etc.) se for o caso.
    • O professor inicia a aula.
    • Ao final da aula, professor desliga o Sistema Operacional do computador, desliga o projetor com o controle remoto, retira sua mídia removível se for o caso, desconectar o equipamento de som, se houver, e aguardar o resfriamento da lâmpada do projetor e o desligamento do computador para desligar a chave geral e trancar o gabinete.
    • O professor retorna ao Setor Audiovisual para devolver a chave e o equipamento de som portátil, se for o caso, e relata ao funcionário qualquer irregularidade detectada, seja de operação incorreta ou de mau funcionamento de componentes do sistema multimídia da sala.
  • Salas Invertidas
    • Existem Salas Invertidas nos blocos I, N e ALFA, cujas chaves são gerenciadas respectivamente pelas Secretarias dos blocos H (turnos manhã, tarde e noite), N (turno noturno) e ALFA (turnos manhã e noite). Nos turnos onde não houver expediente na secretaria de bloco que atende à sala, as chaves estarão disponíveis na Informática, sala F320.
    • O professor retira as chaves da porta da sala e da mesa do professor na Secretaria de bloco ou Informática, conforme salas e turnos acima.
    • O professor abre a sala e liga todos os dispositivos de que for necessitar, incluindo iluminação, condicionamento de ar, chave geral da mesa do professor, computador, projetores, sistema de som e conecta seu notebook, se for o caso.
    • O professor inicia a aula.
    • Ao final da aula, professor desliga o Sistema Operacional do computador, desliga os projetores com o controle remoto, retira sua mídia removível se for o caso, desliga o equipamento de som, desconecta seu notebook, se for o caso, desligar a chave geral, desligar os ares condicionados, tranca a mesa do professor, desliga as lâmpadas e tranca a porta da sala.
    • O professor retorna ao órgão que lhe entregou as chaves para devolvê-las e, se for o caso, relatar à secretária qualquer irregularidade detectada, seja de operação incorreta ou de mau funcionamento de componentes dos recursos tecnológicos da sala.
  • Mini auditórios
    • Existem Mini Auditórios nos blocos G e ALFA, cujas chaves são gerenciadas respectivamente pelos Setores de Audiovisual dos blocos F (turnos manhã, tarde e noite) e ALFA (turnos manhã e noite). Nos turnos onde não houver expediente no Audiovisual do bloco, o setor de Audiovisual do bloco M assumirá a entrega da sala.
    • A operação dos Mini Auditórios é assistida pelo Setor Audiovisual, que se encarrega de abrir a sala e ligar todos os dispositivos necessários, a critério do professor.
    • O professor deve se dirigir diretamente ao Mini Auditório destino, comunicar ao funcionário quais subsistemas irá utilizar requerer conexão de seu notebook, se for o caso, e escolher o tipo de microfone que irá utilizar também se forem o caso, e ministrar sua aula fazendo uso de suas habilidades no manuseio dos instrumentos tecnológicos disponibilizados.
    • Após a aula, o desligamento dos sistemas e trancamento da sala também é executado pelo Setor de Audiovisual responsável.
  • Salas de Informática
    • Existem Salas de Informática nos blocos C, E, F, G, H, I, M, N e ALFA e sua operação é integralmente assistida por funcionários/estagiários da Informática. Todas as Salas de Informática de capacidade de 60 posições oferecem a possibilidade de operação com meia carga ou fração aproximada. A maioria das salas permite ativação segmentada de 30 posições, sendo que em algumas salas a segmentação se dá em grupos de 36 ou 24 posições.
    • O estagiário se encarrega de abrir a sala, ligar lâmpadas e ares condicionados, ligar computadores do professor e dos alunos, e proceder a testes sobre transferência de arquivos entre professor e alunos, antes do início da primeira aula do turno.
    • Quando o professor adentrar a sala deverá autorizar a ativação dos projetores, caso ainda não estejam ligados, autorizar a liberação de acesso à Internet para os alunos somente quando necessário ao desenvolvimento de sua aula, solicitar a distribuição de arquivos para as posições de aluno, e, em função do número de alunos, solicitar a ativação segmentada das posições de alunos e de projetores sempre que possível.
    • É solicitado ao professor que durante sua aula, participe do disciplinamento de seus alunos, coibindo práticas de lazer como jogos eletrônicos, não permitindo bebidas e alimentos dentro da sala, e impedindo conexão de outros equipamentos nas mesas/carteiras da sala, bem como a alteração da configuração física ou lógica dos equipamentos.
    • Ao final da aula, o professor deve recomendar aos seus alunos que reponham o ambiente à sua forma inicial, retornando monitores, teclado, mouse e cadeiras à sua posição correta, e que não desliguem a máquina, mas também não deixem de fazer o logoff.
    • Após a última aula do turno, o desligamento dos sistemas e trancamento da sala é executado pelo funcionário/estagiário.



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