Normas De Uso De Salas De Aula




Objetivo


Descrever os tipos de Salas de Aula disponíveis, suas principais características e requisitos para utilização por professores e convidados.

Descrição


  • O UNIPAM disponibiliza os tipos de Salas de Aula descritos adiante, nas quais os professores e facilitadores podem contar com um pacote básico de softwares composto por: Sistema Operacional Windows; suítes de aplicativos de escritório com processador de texto, planilhas de cálculo, e apresentação gráfica (MS Office); compactador/descompactador de arquivos; leitor de arquivos portáveis (“pdf”); navegadores (Mozila Firefox, Internet Explorer e Google Chrome); utilitários multimídia (Windows Media Player, K-Lite Codec, Adobe Shockwave, Java) e Antivírus/Firewall.
    • Em todos os tipos de Salas, a unidade “D” no disco rígido do computador do professor/facilitador é disponibilizada para uso exclusivo de professores, os quais devem criar pastas em seu nome para armazenamento de seus materiais particulares. Fica a critério do professor o apagamento de sua pasta ao final de cada semestre letivo, e a Coordenadoria de Informática deverá proceder à limpeza da unidade “D” com periodicidade máxima anual.
    • AOS ALUNOS É VEDADO O ACESSO AOS COMPUTADORES DAS DIVERSAS SALAS DE AULA, e os professores/facilitadores se responsabilizam pelo cumprimento desta restrição durante seu período de uso da sala. Exceção a esta proibição é feita aos alunos Presidentes das Ligas Acadêmicas do curso de Medicina, que também deverão participar do mesmo treinamento em Salas Multimídia ministrado aos professores, para poderem ter acesso aos recursos tecnológicos disponíveis nas Salas de aula multimídia.
  • Salas de aula multimídia
    • Salas de aula equipadas com quadro branco, carteiras universitárias e instrumentos tecnológicos para apoio e dinamização de aulas: computador conectado à Internet, projetor multimídia e equipamento amplificador de áudio com caixa acústica.
    • A operação da sala é feita pelo professor/instrutor de forma desassistida, e requer treinamento e habilidade no manuseio dos instrumentos tecnológicos. As salas de aula multimídia permanecem abertas mesmo fora do horário das aulas, mas com todos os seus equipamentos desligados. NÃO DISPONIBILIZAM CONEXÕES DE VÍDEO OU ÁUDIO para equipamentos portáteis de terceiros tais como notebooks, tablets, smartphones e outros. Não admitem instalação de softwares específicos além do pacote básico mencionado.
  • Salas de aula invertidas
    • Salas de aula equipadas com quadro branco, mesas redondas e cadeiras com rodízios, ar condicionado, computador conectado à Internet, projetor multimídia, sistema de som com microfone, conexões de vídeo e áudio para computadores portáteis na mesa do professor, e televisores transportáveis sobre estrutura com rodízios. Utilizável em qualquer disciplina de todos os cursos, para prover aulas menos expositivas, mais produtivas e participativas.
    • A operação da sala é feita pelo professor/instrutor de forma desassistida, e requer treinamento e habilidade no manuseio dos instrumentos tecnológicos. Fora dos horários de uso agendados, as Salas Invertidas permanecem trancadas à chave e com todos os seus equipamentos desligados. Não admitem instalação de softwares específicos além do pacote básico mencionado. Não admitem ingresso de pessoas portando bebidas e alimentos, mesmo que em embalagens fechadas.
  • Miniauditórios
    • Salas de aula equipadas com quadro branco, carteiras universitárias, ar condicionado, computador conectado à Internet, projetor multimídia, sistema de som com microfone e conexões de vídeo e áudio para computadores portáteis no gabinete do computador da sala. Extensão das salas de aula multimídia, equipada com mais recursos tecnológicos e mais carteiras universitárias.
    • A operação da sala é feita pelo professor/instrutor de forma desassistida, e requer treinamento e habilidade no manuseio dos instrumentos tecnológicos. Fora dos horários de uso agendados, os miniauditórios permanecem com todos os seus equipamentos desligados. Não admitem instalação de softwares específicos além do pacote básico mencionado.
  • Salas de aula de informática
    • Salas de aula equipadas com quadro branco, ar condicionado, carteiras com computador conectado à internet, projetor multimídia, sistema de som com microfone e conexões para computadores portáteis na mesa do professor. Utilizável em qualquer disciplina de todos os cursos, para prover o desenvolvimento de habilidades em informática e pesquisas na Internet. A operação das salas é feita de forma desassistida, requerendo do professor/instrutor treinamento especial e habilidade no manuseio dos instrumentos tecnológicos. Fora dos horários de uso agendados, as salas de informática permanecem trancadas à chave e com todos os seus equipamentos desligados.
    • A Coordenadoria de Informática indica o uso da Sala de Pesquisa da Biblioteca Central, que permanece aberta no mesmo horário de funcionamento daquela Biblioteca, para uso pela comunidade acadêmica do UNIPAM em pesquisas e trabalhos acadêmicos. As salas de informática NÃO ADMITEM INGRESSO DE PESSOAS PORTANDO BEBIDAS E ALIMENTOS, mesmo que em embalagens fechadas. Admitem instalação de softwares específicos para os diversos cursos, desde que sejam softwares livres ou já licenciados no UNIPAM, que possuam licenças disponíveis, e cuja instalação seja solicitada formalmente à Coordenadoria de Informática com antecedência mínima de 72 horas.




Agendamento


  • As salas de aula disponibilizadas requerem agendamento para sua alocação e utilização.
    • Para salas de aula multimídia e miniauditórios, o pedido de agendamento deve ser emitido com antecedência mínima de 48 horas, formalmente, através de memorando ou preferencialmente por e-mail corporativo, aos órgãos responsáveis pela alocação da sala, conforme contido nos específicos itens subsequentes
    • Para salas invertidas e salas de informática, o pedido de agendamento deve ser emitido com antecedência mínima de 48 horas, através solicitação via gerenciador de chamados, à Coordenadoria de Informática. Acesso com navegador pelo link portal.unipam.edu.br, botão UniChamados: Novo Chamado, Tecnologia da Informação - TI, informática, Reserva de Salas Invertidas e Informática.
    • Nota: Reservas de Salas de Informática por e-mail serão aceitas apenas quando feitas por Coordenadores de Curso, no caso de substituição de professores por impedimento do titular da aula. O professor substituto deverá estar habilitado por treinamento para operar os recursos tecnológicos das Salas de Informática.
    • O pedido de agendamento deve conter necessariamente: Data, Horário, Curso, Disciplina, Turma, Número de Alunos e Nome do Professor. No caso de eventos diferentes das aulas regulares, sejam internos ou externos, substituir Curso, Disciplina e Turma pela DESCRIÇÃO ABREVIADA DO EVENTO.
  • Salas de aula multimídia
    • As aulas regulares em salas de aula multimídia são agendadas automaticamente pela Diretoria de Graduação, através de documento de ensalamento emitido no início de cada semestre letivo. O pedido de alocação de salas de aula multimídia, para eventos externos fora dos horários de aula regulares, deve ser feito à Diretoria Executiva, através do preenchimento do documento F-06/03 agendamento de eventos externos no UNIPAM, obtenível via SVN (funcionários/professores) ou via Secretaria da Reitoria (externos).
    • O professor da instituição e o facilitador externo deverão ser IDENTIFICADOS E TREINADOS NA OPERAÇÃO DE SALAS MULTIMÍDIA para ter acesso aos recursos tecnológicos existentes. Eventos externos que demandem acesso à internet devem informar no pedido o nome, CPF e endereço de e-mail do instrutor e será exigido um prazo mínimo de 72 horas para geração de usuário e senha. Recomenda-se ainda neste caso, a informação sobre os sites específicos pretendidos, para fins de realização de testes de acesso.
  • Salas de aula invertidas
    • O pedido de alocação de Salas Invertidas, para eventos externos fora dos horários de aula regulares, deve ser feito à Diretoria Executiva, através do preenchimento do documento F-06/03 agendamento de eventos externos no UNIPAM, obtenível via SVN (funcionários/professores) ou via Secretaria da Reitoria (externos).
    • O pedido de alocação de Sala Invertida para aulas regulares por todo o semestre é providenciado pelo Coordenador do Curso envolvido, quando da programação do semestre letivo e montagem dos horários.
    • O pedido de alocação de Sala Invertida para aulas esporádicas deve ser feito à Coordenadoria de Informática, através de solicitação de reserva emitida via gerenciador de chamados, conforme item 3 – AGENDAMENTO, com antecedência mínima de 48 horas, e contendo Data, Horário, Curso, Disciplina, Turma, Número de Alunos e Nome do Professor. No caso de eventos diferentes das aulas regulares, sejam internos ou externos, substituir Curso, Disciplina e Turma pela descrição abreviada do evento. O professor da instituição e o facilitador externo deverão ser identificados e treinados na operação de Salas Invertidas para ter acesso aos recursos tecnológicos das salas. Recomenda-se ler e conhecer o arquivo IT-53/08 Instruções de Utilização de Salas Invertidas e assistir ao vídeo Vídeo tutorial salas invertidas IT-53/08.mp4 associado.
    • Eventos externos que demandem acesso à Internet devem informar no pedido o nome e CPF do instrutor e será exigido um prazo mínimo de 72 horas para geração de usuário e senha. Recomenda-se ainda neste caso, a informação sobre os sites específicos pretendidos, para fins de realização de testes de acesso.
    • Professores detentores de reservas semestrais, em caso de eventual desistência do uso deste tipo de sala, deverão avisar sua desistência, preferencialmente por e-mail, à Coordenadoria de Informática com no mínimo 48 horas de antecedência, para que o recurso possa ser disponibilizado para outros professores no horário previamente reservado.
  • Miniauditórios
    • O pedido de alocação de miniauditórios, para eventos fora dos horários de aula regulares, deve ser feito à Diretoria Executiva, através do preenchimento do documento F-06/03 agendamento de eventos externos no UNIPAM, obtenível via SVN (funcionários/professores) ou via Secretaria da Reitoria (externos). O professor da instituição e o facilitador externo deverão ser identificados e demonstrar habilidade na operação dos recursos tecnológicos destas salas.
    • Eventos externos que demandem acesso à Internet devem informar no pedido o nome, CPF e e-mail do instrutor e será exigido um prazo mínimo de 72 horas para geração de usuário e senha. Recomenda-se ainda neste caso, a informação sobre os sites específicos pretendidos, para fins de realização de testes de acesso.
  • Salas de aula de informática
    • O pedido de alocação de sala de informática, para eventos externos fora dos horários de aula regulares, deve ser feito à Diretoria Executiva, através do preenchimento do documento F-06/03 agendamento de eventos externos no UNIPAM, obtenível via SVN (funcionários/professores) ou via Secretaria da Reitoria (externos). O pedido de alocação de sala de informática para aulas regulares por todo o semestre é providenciado pelo Coordenador do Curso envolvido, quando da programação do semestre letivo e montagem dos horários.
    • O pedido de alocação esporádica de sala de informática deve ser feito à Coordenadoria de Informática, através de Solicitação de Reserva emitida via gerenciador de chamados, conforme item 3 – AGENDAMENTO, com antecedência mínima de 48 horas, e contendo Data, Horário, Curso, Disciplina, Turma, Número de Alunos e Nome do Professor. No caso de eventos diferentes das aulas regulares, sejam internos ou externos, substituir Curso, Disciplina e Turma pela descrição abreviada do evento.
    • Os pedidos de alocação de sala de informática devem informar a necessidade de softwares específicos que não constem do pacote básico comum a todas as salas. O professor da instituição e o facilitador externo deverão ser identificados e treinados, e demonstrar as habilidades necessárias à operação dos recursos tecnológicos destas salas.
    • Eventos externos que demandem acesso à Internet pelo professor/instrutor devem informar no pedido o nome, CPF e e-mail do instrutor. No caso de participantes externos, para ter acesso aos computadores das salas, será também necessário informar nome, CPF e e-mail dos participantes, sendo exigido um prazo mínimo de 72 horas para geração de usuário e senha individuais para todos os usuários externos. Recomenda-se ainda neste caso, a informação sobre os sites específicos pretendidos, para fins de realização de testes de acesso.
    • Professores detentores de reservas semestrais, em caso de eventual desistência do uso deste tipo de sala, deverão avisar essa desistência à Coordenadoria de Informática com no mínimo 48 horas de antecedência, para que o recurso possa ser disponibilizado para outros professores no horário previamente reservado.




Utilização


  • As salas de aula disponibilizadas requerem rotinas de operação específicas para cada tipo de sala.
  • Salas de aula multimídia
    • O professor se dirige à Secretaria de bloco que gerencia a sala desejada e retira a chave do gabinete que abriga o computador.
    • Na sala destino o professor abre o gabinete, procede à vistoria inicial, aciona a chave geral e em seguida liga o computador. O projetor será ligado automaticamente pelo acionamento da chave geral.
    • O professor conecta sua mídia removível (pen drive, disco externo, etc.) se for o caso.
    • O professor inicia a aula.
    • Ao final da aula, professor desliga o Sistema Operacional do computador, desliga o projetor com o controle remoto, retira sua mídia removível se for o caso e aguarda o resfriamento da lâmpada do projetor e o desligamento do computador para desligar a chave geral e trancar o gabinete.
    • O professor retorna à Secretaria do bloco para devolver a chave, e relata ao funcionário/secretária qualquer irregularidade detectada, seja de operação incorreta ou de mau funcionamento de componentes do sistema multimídia da sala.
  • Salas de aula invertidas
    • Existem salas invertidas nos blocos I, N e ALFA, e as chaves das salas são gerenciadas basicamente pela Coordenadoria de Informática (sala F320). As chaves das salas do bloco N estão presentes também na secretaria do bloco N, aberta apenas no período noturno. Nos turnos onde não houver expediente na secretaria de bloco que atende à sala, as chaves estarão disponíveis na Coordenadoria de Informática, sala F320.
    • O professor retira as chaves da porta da sala e da mesa do professor na secretaria de bloco ou Coordenadoria de Informática, conforme salas e turnos acima.
    • O professor abre a sala e liga todos os dispositivos de que for necessitar, incluindo iluminação, condicionamento de ar, chave geral da mesa do professor, computador, projetores, sistema de som e conecta seu notebook, se for o caso.
    • O professor inicia a aula.
    • Ao final da aula, professor desliga o Sistema Operacional do computador, desliga os projetores com o controle remoto, retira sua mídia removível, se for o caso, desliga o equipamento de som, desconecta seu notebook, se for o caso, desliga a chave geral da mesa, desliga os ares condicionados, tranca a mesa do professor, desliga as lâmpadas e tranca a porta da sala.
    • O professor retorna ao órgão que lhe entregou as chaves para devolvê-las e, se for o caso, relatar à secretária/funcionário qualquer irregularidade detectada, seja de operação incorreta ou de mau funcionamento de componentes dos recursos tecnológicos da sala.
  • Miniauditórios
    • Existe miniauditório, conforme aqui descrito, apenas no primeiro piso do bloco G. As chaves dos miniauditórios são gerenciadas apenas pela secretaria do bloco F (turno noturno). Nos turnos onde não houver expediente na secretaria do bloco F, o setor de Audiovisual do bloco M assumirá a entrega da sala.
    • A operação dos Miniauditórios eventualmente pode ser assistida pelo Setor Audiovisual, que neste caso se encarrega de abrir a sala e ligar todos os dispositivos necessários, a critério do professor. No caso de operação autônoma, o professor é quem deve abrir o armário e gabinete do computador e ligar todos os dispositivos necessários.
    • No caso de operação assistida, o professor deve se dirigir diretamente ao miniauditório destino, comunicar ao funcionário quais subsistemas irá utilizar, requerer conexão de seu notebook, se for o caso, e escolher o tipo de microfone que irá utilizar, também se for o caso, e ministrar sua aula fazendo uso de suas habilidades no manuseio dos instrumentos tecnológicos disponibilizados. No caso de operação autônoma o professor deverá executar todas as etapas de ativação acima.
    • Após a aula, o desligamento dos sistemas e trancamento da sala também é executado pelo Setor de Audiovisual, no caso de operação assistida, ou então pelo próprio professor no caso de operação autônoma.
  • Salas de aula de informática
    • Existem salas de informática nos blocos C, E, F, G, H, I, M e N, e sua operação é totalmente desassistida, desde o primeiro semestre de 2022. Todas as salas informatizadas de capacidade de 60 posições oferecem a possibilidade de operação com meia carga ou fração aproximada. A salas da 1ª Geração permitem ativação segmentada em 30 posições com ativação de apenas um projetor, enquanto as salas de 2ª Geração e as de 3ª Geração (Salas Compactas) permitem a segmentação de qualquer número de posições de alunos.
    • O professor deverá, após treinamento especial, seguir o roteiro contido na Instrução de Trabalho IT-53/11 roteiro operação autogerida de salas de informatica ou sua sucedânea.
    • Para todas as salas aplica-se o seguinte roteiro:
    • O professor/instrutor se encarrega de abrir a sala, ligar lâmpadas e ares condicionados, e ligar computadores do professor e dos alunos.
    • O professor deverá ativar os projetores, caso ainda não estejam ligados, e liberar o acesso à Internet para os alunos somente quando necessário ao desenvolvimento de sua aula. O professor deverá proceder à distribuição de arquivos para as posições de aluno, quando for o caso, e em função do número de alunos da Turma, promover a ativação segmentada das posições de alunos e de projetores sempre que possível.
    • É solicitado ao professor que durante sua aula, participe do disciplinamento de seus alunos, coibindo práticas de lazer como jogos eletrônicos, não permitindo bebidas e alimentos dentro da sala, e impedindo conexão de outros equipamentos nas mesas/carteiras da sala, bem como a alteração da configuração física ou lógica dos equipamentos. O professor deve também orientar seus alunos para que utilizem os locais adequados para seus pertences tais como capacetes e mochilas, quando disponíveis, coibindo energicamente a colocação de objetos no chão da sala, principalmente nas passagens e corredores.
    • Ao final da aula, o professor deve recomendar aos seus alunos que reponham o ambiente à sua forma inicial, retornando monitores, teclado, mouse e cadeiras à sua posição correta, e que não desliguem a máquina, mas também não deixem de fazer o logoff.
    • Ao final da aula, o professor deve ainda providenciar o desligamento dos sistemas e trancamento da sala.



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